4 boas dicas para aumentar a lucratividade de seu restaurante

Quando analisamos os meios de aumentar os lucros de um restaurante, vendas sempre vêm em primeiro lugar, e tamém é sempre o assunto mais importante.

Boas vendas permitem mais contratações, melhora em equipamentos e aumento da linha de produtos, e já vendas fracas deixam qualquer restaurante fadado a fechar.

Muitos fatores levam a vendas fracas, entre elas uma economia fraca. Porem, ter estrategias de faturamento em mãos podem ajudar um restaurante a passar por este tipo de situação.

Alguns pontos para uma boa estratégia devem ser levados em consideração:

  • Deve ser compatível com o produto que você oferece.
  • Você realmente tem como implementar o que imagina?
  • Você tem o completo conhecimento dos que motiva seu cliente comprar?
  • Seus competidores podem copiá-la?

Mas falando de estratégia, voltamos as vendas como principal, mas num restaurante, o que importa é a margem de lucro.

Para analisar a margem de lucro, vários fatores são importantes, e uma radiografia financeira é importante.

A primeira coisa a ser feita é conhecer seus gastos. Conhecido seus gastos, agora é focar em reduzí-los.

Existem 4 grandes áreas que podemos atacar para aumentar a margem de lucro, são:

  • Redução do custo de insumos
  • Aumento de vendas
  • Redução de custos acessórios (extras)
  • Use a tecnologia

1. Redução do custo de insumos

Em uma primeira análise, podemos achar que aumentar nossas vendas, irão aumentar nossos custos com insumos, mas existe modos de fazer este aumento e reduzir custos.

– Revisite seu cardápio: ajuste o cenário, veja itens que saem pouco, mexa nas porções, traga itens mais acessíveis. Verifique a concorrência e tente se diferenciar.

– Negocie com seus Fornecedores: Cote, busque comprar em quantidades que permitam descontos. Busque fornecedores locais.

– Reduza os desperdícios e eventuais desvios: padronize mais suas porções e seus preparos. Envolva sua equipe neste quesito. Produtos mais caros devem ter um controle restrito.

2. Aumento de vendas

Para aumentar suas vendas, existem dois caminhos: Vender mais para os mesmos clientes ou atrair novos consumidores.

Em geral, para aumentar vendas pensamos em promover o restaurante com descontos, eventos especiais, promoções em geral e outras tentativas de marketing, porém existem outros métodos menos utilizados mas bastante eficazes.

– Reorganize seu Cardápio: comece om itens mais rentáveis, que custem menos e tenham alta margem. Treine sua equipe para oferecê-los, geralmente os acompanhamentos, adicionais, tem boas margens. Chás, e algumas outras bebidas, tem também boas margens.

– Inclua itens de Merchandise: camisetas, canecas, copos entre outros itens são bons de venda com a marca do seu restaurante e geralmente tem boas margens. Bons exemplos são copos tematizados que são vendidos junto as bebidas da casa.

– Venda itens de impulso: itens perto do caixa, doces, eventuais itens pra crianças, sempre perto do caixa para aquela compra de impulso. Um chocolate, uma bala, eventualmente cookies ou algum tipo de produto para levar pra casa.

3. Redução de custos acessórios (extras)

Alguns custos fixos são difíceis de serem reduzidos, como aluguel, por exemplo, mas custos como salários, energia e outros fornecidos, podem ser mais fáceis de serem controlados.

– Tenha uma equipe mais treinada e qualificada: não pense em sair cortando salários, isto é ruim. Contrate melhor sua equipe, implemente planos de incentivos e bônus medindo a eficiência da sua equipe. Deixe sua equipe feliz e reduza seu turn-over.

– Multitarefas: dê treinamento adequado a sua equipe, evitando que você fique “departamentalizado”, seus bartenders a tirar pedido, e servir, seus atendendentes a arrumar e limpar o salão. Desde que as leis trabalhistas permitam.

– Diminua custos de energia: reduza o ar-condicionado para não haver desperdicio no salão, em horas sem cliente, escolha equipamentos de cozinha que consumam menos energia, como freezers e geladeiras, fritadeiras e fornos elétricos também devem ser bem selecionados.

– Siga os padrões: como já dito, reduzir os desperdícios, através do uso de fichas técnicas, e controle do cmv é algo fundamental em qualquer restaurante.

4. Use a tecnologia

Como de conhecimento geral, usar um bom sistema de automação ajuda controlar o desperdício, reduzir custos e aumentar a margem de lucro.

Porem, existem outros métodos um sistema pode ajudar na operação e nos lucros:

– Um inventário preciso evita roubos

– Ajustar os pedidos com os pontos de estocagem mínimo

– Acompanhar as vendas para retenção de produtos

– Modulo de pessoal ajuda a montar escalas, folha de pagamento e até contratação

– Reduz erros em pedidos na operação

– Ajuda a analisar as tendências e evolução das vendas

– Facilita as trocas de cardápio

– Ajuda a determinar produtos para venda

– Modulo financeiro evita você pagar juros altos com o controle de fluxo de caixa e monitorar sua empresa.

Quando falamos de crescimento de um restaurante, aumento da lucratividade é o primeiro passo para a expansão. Quanto mais recursos financeiros você tiver, mais fácil será sua expansão.

Mais dinheiro na “última linha” é o gás que você precisa para tentar novas estratégias de vendas e lucros.

Estas foram pequenas idéias para você tirar do papel e mudar o rumo do seu negócio.

Boas vendas!

Marcio Blak

* Artigo baseado em post do site restaurantpossystems.com

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