A cegueira tech do franqueador

Quando você pensa em abrir um negócio, atualmente, você imagina abrir as portas sem ter ao menos um software de caixa?

Certamente não, né?

Todo empreendedor sabe a importância de medir e controlar suas despesas e suas receitas, seu estoque e suas vendas. Então por que ainda existem Franqueadores que não se importam com o software de gestão e operação que está rodando na sua rede?

Quando falamos de uma rede de franquias de alimentação, muitos itens estão envolvidos na operação. Uma operação de Food Service se assemelha a uma fábrica, onde transformamos insumos em produtos finais, onde há perdas, desvios e muitos gargalos que podem comprometer a operação e também os resultados finais.

E o papel do Franqueador não é entregar estes resultados finais a quem confiou no seu modelo de gestão e operação – o franqueado?

Ainda vejo hoje, muitas redes, sejam de 3 lojas ou de 30 lojas, que não se preocuparam em organizar esta parte sistêmica em suas lojas.

primeiro ponto importante de um franqueador pensar é selecionar um bom software que permita unificar as operações e resultados, em um banco único, pesquisável, e principalmente acessível na web.

Passado este primeiro ponto negocial, é importante estruturar seus cadastros de forma “top-down” onde possamos manter de forma única, toda a visão da operação, em todas as lojas de sua rede. Deve ser pensado não só a unicidade do cadastro de produtos (que é meio óbvia), mas também dos insumos, das fichas técnicas, do plano de contas e do que mais puder ser “comparável” entre lojas.

O controle do banco de dados, sem abertura ao franqueado, é algo fundamental para o sucesso desta empreitada.

Com este ponto resolvido, o franqueador terá o domínio sobre as informações de venda, e compras, e poderá brigar junto com o franqueado pelo resultado, que ele franqueador “vendeu” na hora que ofereceu sua franquia e modelo de negócios.

Se sua operação está sofrendo deste mal, deixe aqui seu comentário, ou dúvida, ou se preferir, me chame inbox, porque talvez possa te ajudar.

Abra o olho! Organize-se antes que seja tarde demais.

Bons Negócios!

Marcio Blak

#foodservice #software #food #gestao #franquias #abf #empreender

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s