Mais Vendas ou Menos Custos? O que faz você ganhar mais?

Nada como uma reflexão de uma manhã de domingo.

 

Negócios são negócios desde o inicio do capitalismo. Muitos podem dizer, atualmente, que o que deve mover uma empresa é o propósito – acho até que deva fazer parte da sua “missão”.. mas no final das contas o que interessa mesmo é a ultima linha do DRE, o famoso lucro ou prejuízo.

Pra que tenhamos lucro, uma coisa é fato: nao podemos gastar mais do que arrecadamos. E pra seguir esta regra não adianta milhões de softwares que só ajudem na venda, se você simplesmente ignorar suas despesas.

Não há investidor que olhe apenas pra venda, não há negócio que se sustente somente focado em venda. Não adianta vender 100 bilhões e gastar tanto que e sobrar 1 mísero trocado.

Assim, os softwares e os gestores devem se preocupar com o que de fato faz sobrar dinheiro. O equilíbrio das vendas, com a gestão e dos custos.

É uma parte chata da gestão, sim, ė. Tem o glamour da venda, não, não tem. Mas é quem vai fazer o lucro chegar.

No segmento de alimentação, por exemplo, vemos em, praças de alimentação lojas bem parecidas, com faturamentos bem similares, mas por que umas acabam prosperando e outras quebrando? Por que a preocupação dos gestores é, sem dúvidas, diferente entre elas.

Provavelmente, a que prosperou teve um cuidado nas compras, buscou diminuir o cmv, otimizar a equipe, reduzir superfluos, e acompanhou seus altos e baixos financeiros de perto. E como conseguiu isto? Provavelmente com a ajuda de um bom software.

Busque softwares que procurem dar as visões e processos corretos aos gestores para que possam aferir suas compras, diminuir seu cmv, confrontar seu fluxo de caixa, organizar sua produção e, claro, chegar ao lucro.

Quem quer ajudar o varejo ou a industria a crescer tem q se preocupar também com a gestão, e não só a venda.

Mas um software não faz nada sozinho, se você não entende do mercado e vai se arriscar a empreender nele, sugiro alem de um bom software, ter o apoio inicial de um bom consultor – caso você não esteja assessorado por uma boa franqueadora.

E você, concorda ou discorda? Deixe sua opinião nos comments.

Bons Negócios!

Marcio Blak

#gestao #software #varejo #franquia #negocios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s