Como ganhar mais dinheiro no horário de pico em Food

Hoje acordei pensando como é importante nossos negócios serem ágeis.

Entregar no menor espaço de tempo, o máximo – e esperado – para nosso cliente.

 

Num restaurante não é diferente, e mais, é bem complicado. A cozinha tem uma capacidade limitada, seja pelos equipamentos, seja pelo número de funcionários, o salão tem um limite de mesas e cadeiras, os caixas uma vazão de atendimento máxima, então como resolver esta situação?

Inicialmente devemos perguntar qual é meu horário de pico.

Você sabe responder isto? Que dias da semana, qual horário, e quanto é o volume máximo de clientes que atendo?

E, no caso de alimentação, geralmente as pessoas almoçam ou jantam, em um horário bem próximo, e em algumas vezes, pessoas “com fome” não são tão gentis quanto as “sem fome”.

Tendo um bom produto de gestão e automação esta resposta vem fácil. Tendo isto em mãos, temos que começar a planejar. A produção pode passar por um “prep”, deixando grande parte dos produtos apenas para finalização na hora do pico, a equipe pode ser revisitada para que haja número maior de colaboradores naquele momento.

A tecnologia pode ajudá-lo também. Sistemas de Comanda eletrônica no salão agilizam o pedido, e KDS (telas de produção) na cozinha, agilizam o preparo e entrega. Quanto mais rápido o cliente é servido, mais rápido ele libera sua mesa.

Com o aumento do giro da mesa, nosso faturamento vai aumentar, naquele mesmo e curto espaço de tempo.

Ainda, falando de planejamento, podemos ter terminais de “autopagamento” com opções eletrônicas, para acelerar a saída do cliente, aumentando sua satisfação com a jornada no estabelecimento. Ao esvaziar o restaurante, novos clientes poderão entrar, e assim, consumirão mais e venderemos mais.

Fugindo da questão tech, outra opção bacana, é fazer promoção – geralmente descontos – para que parte do público venha em um horário alternativo, abrindo a janela do horário de pico. Neste caso, a tecnologia pode te ajudar a estimar melhor estas promoções e, de fato, medir se estão sendo eficazes.

Estas são algumas dicas para melhorar sua venda em horário de pico, com uma satisfação maior paro seu cliente final, em seu restaurante.

Imagine o quanto a tecnologia pode te ajudar!

Bons negócios!

Marcio Blak

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