Inteligência Artificial no Food Service nos tempos de COVID-19

Uma das maneiras de perseverar é se adaptar aos novos modos o mais rápido possível, enquanto os problemas vem acontecendo.

Por mais assustadora que possa parecer a pandemia do COVID-19, o mercado de Food Service, em resumo os restaurantes, tem um papel fundamental. Mesmo com demissões em massa, reduções de equipe e turno, além do fechamento parcial (ou quase total) de seus canais de atendimento, continuamos sendo essenciais, pois alimentamos as pessoas.

Um dos primeiros passos para manter o atendimento à distância, foi a criação de atendimento via web.

Por cardápios digitais em sites, ou whatsapp, porém, este modo pode ser muito eficaz para um público mais jovem, que esteja acostumados as mídias digitais, mas e o público que ainda persiste (e gosta) do telefone, ou mesmo, do atendimento pessoal?

Neste caso, um método digital, chamado “Conversação por Inteligência Artificial”, vamos chamar de IA, pode ser um caminho, provisório e que pode se tornar definitivo, inclusive para compor a falta de pessoal, que em muitos casos, como dito, estão em turnos limitados.

A IA através de seus “bots” (programas de computador que fazem estas interações) podem ser colocados em uma primeira camada de atendimento para recepcionar o público através de uma forma mais natural, do que um cardápio digital na web. Seja via voz, ou via escrita, porém ambas, de forma mais natural.

A Conversa através da IA não significa que você esteja limitado a perguntas do tipo “SIM” ou “NAO”, atualmente, softwares permitem que você interaja de forma natural. Exemplos domésticos podem ser vistos como o a “Alexa, da Amazon” ou o “Google Home”, entre vários outros “bots” como a “SIRI” do iPhone. Assim, uma pessoa que não esteja familiarizada com um e-commerce, pode simplesmente, digitar:

“Oi, quero uma pizza, qual você tem na promo hoje?”

Alguns exemplos da IA podem ajudar a captar e interagir com seus clientes, que podem ser através do Facebook ou Instagram, usando os Messages num modelo de linguagem natural, escrita, ou mesmo whatsapp. Outro método é o uso da voz, mais natural impossível, através de atendimento normal, via telefone, aumentando o número de atendimentos simultâneos, e ainda permitindo as estatísticas que os softwares possuem.

Pode parecer coisa do futuro para muitos, principalmente aqui no Brasil, mas temos hoje já este tipo de tecnologia, e a cada dia, como sempre, a tecnologia vem se aproximando das pessoas, e com custos mais acessíveis.

Em resumo, enquanto a maioria dos restaurantes do mundo vem sentido na pele a redução do público presencial, em alguns casos em 100%, alguns vem trabalhando o digital de forma a se fortalecer, muitas marcas franqueadoras tem feito um bom trabalho no auxílio aos seus franqueados (mas, nem todas, infelizmente).

Importante, que pelo menos duas dicas possam ser ditas.

  • Comece pequeno, na IA, se pelo menos o primeiro contato já for atendido por um “bot” de IA, você já tera um bom alívio no atendimento da sua equipe, e permitirá trabalhar no mesmo ritmo, com menos pessoas. Respostas simples, horarios de funcionamento, entre outras questões podem ser rapidamente resolvidas pelos bots.
  • Cresça após a pandemia, implemente uma rotina mais apurada de controle, sugestões para clientes frequentes, pedidos e promoções do dia, enfim, inclusive a IA pode servir bem para um atendiment digital, presencial, dando mobilidade maior ao seu time.

Os desafios são muitos, não conseguimos prever tudo que irá ainda acontecer, mesmo olhando pros mercados que já estão a frente do Brasil na pandemia, mas algo é certo – o mundo digital está presente e não iremos voltar mais ao analógico.

Boas vendas!

Marcio Blak, entusiasta de tecnologia para o varejo em Food Service 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s